Plano de aula de Filosofia para 1.º ano de Ensino Médio

Resultado de imagem para imagem de fogo

Autora: Sandra Lúcia de Oliveira /profsandra.sociologia@gmail.com

Tema: Introdução a Filosofia: ciência, dedução, indução, verdade, Karl Popper, Thomas Kuln

Série : 1.º ano do ensino médio

Objetivos: O objetivo desse tema é despertar no aluno primeiramente uma imagem crítica da ciência e também uma reflexão sobre fatos e causalidades

Texto de apoio : Música  “ Onde há fumaça,há fogo” do cantor Paulo Ricardo e também revistas VEJA, Super interessante e alguns recortes de jornais.


Música: Onde há fumaça há fogo!

Música de PR.5

A verdade é o que parece ser, é como você vê, 
a realidade é diferente dependendo de você, os olhos, 
ouvidos, eu vejo, eu ouço, eu duvido, divido o cérebro
em dois hemisférios, o médico e o monstro,
é sério, tem coisas que eu sinto que eu não demonstro
que eu não te mostro, eu escondo, eu me desespero, 
eu não quero, mas tudo passa, calma 

Onde há fumaça, há fogo na alma, nas veias, o coração bombeia e pulsa e me incendeia, agora é meia noite e meia e nada, ninguém, nem um sinal, ninguém ligou, tudo normal, tudo igual 

A lua mórbida, os olhos em suas órbitas 
Descrevendo arcos, o álcool, o barco bêbado
que Rimbaud atracou em meu porto, meu quarto, 
meu corpo, minha corrente sanguínea 

Onde há fumaça, há fogo
Onde há fumaça, há fogo  
 A  vida é mesmo assim 
Quando você precisou de mim
Eu não estava aqui

Nem aí, eu não estava
Onde há fumaça, há fogo
Onde há fumaça, há fogo

O assunto me foge à memória, que história é essa?
Sem essa, aranha perdeu o fio da meada, a teia, a web, 
perdido na Internet, que nada, coisa mais feia, 
a madrugada ateia fogo em meu e-mail, 
são quase cinco e meia e o tempo passa sem pressa, 
sem graça, sem nada, não sei de nada,
 eu não me lembro, depois do onze de setembro 
a coisa ficou pesada.


Desenvolvimento: Para a aplicação do conteúdo quatro aulas é o ideal. Na 1.ª aula  entregar aos alunos um resumo da biografia Karl Popper e Thomas Kuhn. Com base no pensamento dos filósofos, o docente pode introduzir questões para tratar de temas como indução e dedução. Na 2.ª aula todos os alunos ouvem a música “Onde há  fumaça, há fogo” do PR.5 e partem para uma discussão em torno do conteúdo estudado e a música. O professor participa desse diálogo e observa cada aluno e suas descobertas. Na 3.ª aula alguns alunos trazem voluntariamente recortes de revistas, jornais solicitados pelo professor. Em grupo eles pesquisam e discutem assuntos de diferentes fenômenos e o professor é solicitado nas rodas de conversa como um norteador. Partindo dessa premissa é possível observar a mudança de visão e outrora da ingenuidade diante dos acontecimentos. É finalizada a aula com atividade prática de conhecimentos teóricos com uma redação.

Avaliação: Observar e avaliar as participações são importantes, mais é fundamental ainda o professor conseguir despertar o interesse a leitura e a curiosidade do mundo científico. Como as 03 (três) primeiras aulas ocorrem em sala de aula a correção das atividades e a devolutiva para as equipes são essenciais que ocorra de forma aleatória para que um grupo conheça a produção do outro e nisso se dá o processo ensino-aprendizagem.


Bibliografia


CHALMERS, Alan. O que é Ciência afinal? Tradução Raul Filker. São Paulo: Brasiliense, 1993.


Kuhn, Thomaz. As estruturas das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2006.


LIPMAN, Mathew et al A filosofia na sala-de-aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.


LIPMAN, Mathew. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1988.POPPER,Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1993.


                                                                            

                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1.ª Eletiva Sociologia x Matemática "Quebra Cuca:Fábrica Maluca na EE Parque dos Servidores - PEI/MEC

Significado de Símbolos - Coruja