Reflexão Filosofia Política na Antiguidade: Platão e Aristóteles - Filosofia & Sociologia - Prof.ª Sandra

                              O Pensamento Político de Platão e Aristóteles


      Platão e Aristóteles são dois pensadores clássicos que contribuíram com a Filosofia Política na Grécia Antiga.  E cada um deles tiveram participação marcantes,  contribuindo com suas ideias e teorias fundamentadas na formação política da pólis na Grécia.

     Platão por sua vez com suas características  de pai, criador destacou-se na formação política e por isso é considerado o pai da filosofia política e assim brilhou com suas ideias necessárias para aquela época, pelo menos era o que ele pensava. Na política ele acreditava que se o Estado fosse analisado como um corpo biológico tripartido em partes que deu o nome de racional, irascível, concupiscente,pensava ser a pólis (cidade ideal) e para isso subdividiu as funções para aqueles homens que eram separados desde cedo para estudar contribuiriam no Estado como governantes com sua sabedoria e conhecimento, aqueles que desenvolviam bem a função da arte bélica, contribuiriam como os provedores da cidade e os guardiões responsáveis por proteger a cidade. Bom percebe-se que as ideias de Platão tem fundamento para aquelas necessidades da época e as leis criadas por ele para atender as necessidades do povo e o ofício dos guardiões especificamente. Quanto ao modo como se escondia as crianças se fosse hoje entenderia como algo um tanto violento para as crianças se separarem dos pais para ficarem com as amas. Nesse caso as ideias dele era um tanto complexa se fosse analisada do ponto de vista dos direitos humanos.

     Aristóteles por sua vez, tem grande influência no fazer política e pensar a política mais racional, enquanto que Platão ele pensa a polis como justa e homens ajustados às necessidades da polis dando o nome de virtudes.

    A democracia é bem inerente no pensamento de Aristóteles, à medida que ele mostra ser mais volúvel que seu mestre Sócrates. Com as inspirações  norteando os caminhos da razão tem seus conhecimentos advindos da natureza como uma forma de se explicar as demais coisas como  a vida em sociedade.  Ele também acreditava no homem como sendo um animal político sendo diferente somente na forma de viver em sociedade, considerava que alguns nasceram para comandar outros para serem e governados. Ele mostra uma preocupação maior na arte de governar para todos em benefício da própria subsistência humana mediante a natureza.

   Enfim, o filósofo trás a tona a importância e a valorização do papel da educação desde a Grécia antiga de como o equilíbrio para um bom governo na pólis é formado por cidadão justo.


Por: Sandra Lúcia de Oliveira – Filosofia Política na Antiguidade: Platão e Aristóteles, Universidade Cruzeiro do Sul,2015.
                                                         
                                                                     


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1.ª Eletiva Sociologia x Matemática "Quebra Cuca:Fábrica Maluca na EE Parque dos Servidores - PEI/MEC

Significado de Símbolos - Coruja