Currículo - Postado em 06/06/2012 por Sandra Lúcia de Oliveira na disciplina – Estruturas Curriculares – Inter e Transdisciplinaridade do Centro Universitário Leonardo da Vinci


Currículo

Estudando o significado da palavra “currículo” que é de origem latina pode-se destacar as vantagens dos seus desenvolvimentos no modelo Tyler a seguir:


1. º Tem uma de suas vantagens, no fato de ter raiz histórica, desde a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos e no mundo, inclusive no Brasil;


2. º Se destaca por ser um modelo de currículo objetivo e conciso;


3. º Apresenta a seqüência e os procedimentos para planejamento, com clareza e linearidade de base racional. (TYLER)Já na prática de um currículo globalizador segundo (ZABALA) vê-se que:


1. º O aluno é o principal protagonimista;


2. º existe um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas;


3. º As perspectivas são de uma seqüência lógica de desenvolvimento de um tema, seqüência de um projeto.


Um modelo de currículo escolar que mais chama a atenção é que é um caminho de mão dupla no qual tanto a escola como a política se inter-relacionam no sentido de buscar a melhor forma de estrutura e prática pedagógica. (Pacheco 2001 p.19)


Postado em 06/06/2012 por Sandra Lúcia de Oliveira na disciplina – Estruturas Curriculares – Inter e Transdisciplinaridade  do Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1.ª Eletiva Sociologia x Matemática "Quebra Cuca:Fábrica Maluca na EE Parque dos Servidores - PEI/MEC

Significado de Símbolos - Coruja