Cultura Midiática por: Sandra Lúcia de Oliveira http://sandralucya.blogspot.com.br/ em 07/06/2015



O Ensino Médio da Escola Estadual Wadih Jorge Maluf em momento Cinema na Escola, assistiu ao Filme Divergente com a Prof.ª Sandra nas disciplinas de Filosofia e Sociologia durante os meses de maio e junho de 2015 na sala de leitura do espaço escolar.

www.correiodopovo.com.br
O Filme é uma adaptação do romance de Verônica Roth e o objetivo além de estimular a leitura também foi desenvolver o senso crítico em relação a cultura, história familiar  e leitura visual a partir da assimilação de conteúdos intraclasse e a relação com a cultura midiática no espaço escolar extraclasse (Sala de Leitura) da escola. 



            
blogcancaonova.com

                                                             


O objetivo proposto nos 1.ºs anos do Ensino Médio em Sociologia, além de cultural, também tratou das relações sociais com assimilações de conteúdos intraclasse com a subjetividade da cultura midiática no âmbito e espaço escolar extraclasse(Sala de Leitura). Trazendo assim, uma forma de avaliação do senso comum e do senso crítico acerca de papeis sociais, socialização, grupos, família, escola e compreensão do processo histórico da família do século XXI e a família historicamente construída através da cultura.
                  
                        wwwentrepaginasesonhos.com.br

No 2.º Ano do Ensino médio ainda revisaram conteúdos como:culturagrupos, identidade, identificação e rótulos, entre outros aspectos relacionados à cultura da música, tatuagens e conhecimentos agregados ao Consumo e Consumismo entre outros, conforme proposta curricular.

Os alunos dos 3.ºs anos tiveram a oportunidade de pensar a FILOSOFIA a partir de uma linguagem audiovisual  sugerida no currículo da  disciplina de Filosofia.

Puderam também  associar o papel da linguagem, conceitos e analisar um discursos filosóficos de um discurso religioso baseados em conteúdos estudados (narrativas mitológicas e textos científicos de Kant e Aristóteles) refletindo sobre o filme e sua forma de linguagem.

Um dos momentos do filme Divergente com uma turma do 2.ano 
         
sessoesdecinema.blogspot.com

O Programa teve  a participação de vários professores que somaram ao colaborar com o proposto. Entre eles: professores de  Português, Matemática, Inglês, Química, Física, História, Biologia, Educação Física e Artes, além de Sociologia e Filosofia. 

Atividades como resenhas e desenhos inéditos foram uma das propostas trabalhadas nas Ciências Humanas e Linguagens e seus Códigos.

As atividades seguiram sequencial intraclasse conforme conteúdos proposto no 2.º bimestre e com grande expectativa para continuidade do programa por parte dos educandos.

Por: Sandra Lúcia de Oliveira - Sala de Leitura da EE Wadih Jorge Maluf em 07/06/2015     


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1.ª Eletiva Sociologia x Matemática "Quebra Cuca:Fábrica Maluca na EE Parque dos Servidores - PEI/MEC

Significado de Símbolos - Coruja