A ESCOLA NÃO É UMA ILHA - Por: Sandra Lucia de Oliveira - Filosofia & Sociologia Prof.ª Sandra

A escola não é uma ilha ela faz parte de uma sociedade. Refletir a escola na sociedade atual é ao mesmo tempo olhar para o passado com um olhar de agradecimento e como não dizer em busca de expectativas que vem ao encontro do educando e do educador. 

Sabemos que do domínio das escolas de imitação a exemplo da educação Hindu e Judaíca, sendo a Hindu parecida em diferentes linguagens na escrita e na literatura e na educação chinesa esses valores são baseados no livro sagrado como principal material educativo. Encontramos um método de educação tanto na comunidade Chinesa em relação a imitação como outro parecido na Educação Judaíca.

O eixo que se destaca em uma escola é a harmonia que se dá entre seus pares, sendo, escola e família versus educando. Se olharmos para a história da educação com base no texto História e filosofia da Educação da Unifran – Universidade de Franca, sempre os indivíduos mais velhos serviam como exemplo aos mais novos. 

Os povos primitivos ainda mantêm o tipo de educação em que as crianças imitam os adultos, ou seja, é um tipo de valor daquela sociedade. Fala-se de valores também, valores em todas as culturas como a Educação Oriental, cujo valor é de uma sociedade mais separatista com sua própria educação e com entusiasmos  referente as sua próprias leis. 

Nos modelos de escolas pesquisadas é visível como a educação e a escola estão sintonizadas com sua respectiva sociedade, ou seja, se uma escola ensina uma tradição e determinado valor ela está introduzida nos valores da própria cultura. Ela não é uma ilha, um objeto isolado, mas podemos olhar como objeto de estudo a ser melhorada. 

A escola é a própria sociedade e não está afastada de nenhuma cultura, pelo contrário é hoje uma somatória de todas as religiões, educação, valores e extensão cultural.

Referências 

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, História da Educação. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2005.
Dicionário on-line de português PILETTI, Claudino e Piletti, Nelson. História da educação. 7. Ed. São Paulo; Ática, 2003. 


Por: Sandra Lúcia de Oliveira  28 de Dezembro de 2013

profsandra.sociologia@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1.ª Eletiva Sociologia x Matemática "Quebra Cuca:Fábrica Maluca na EE Parque dos Servidores - PEI/MEC

Significado de Símbolos - Coruja